terça-feira, 30 de junho de 2009
Piolho do melão
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Kiwi - transplante
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Nabiças III - Rega
1. Dispersar a àgua contra as folhas das plantas. As nabiças adoram humidade.
2. Não projectar a àgua com pressão elevada contra as plantas. As nabiças são muito frágeis e tenras nesta fase. O ideal é usar um regador ou mangueira com chuveiro.
Poda de tomates
Nabiças II - Resultados
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Segunda colheita de 2009: Feijão
Registo
Segunda geração de nabiças já tem uma semana, germinou em 3 dias.
domingo, 14 de junho de 2009
Nabiças
Mas para as nabiças, a disposição não é muito importante. A colheita das nabiças deve ser feita enquanto são jovens, porque é enquanto jovens que elas são mais tenras e por conseguinte mais saborosas. Se se colher as plantas mais crescidas abre-se espaço para as que não conseguiram o seu lugar ao sol, que irão tomar o lugar das que foram removidas.
Como sugestão: Carne assada com ameixas, batatas assadas com castanhas, arroz de passas e... nabiças com alho e azeite.... uma delícia. ...e 200.000 calorias.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Cenouras!
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Piolho do feijão
quarta-feira, 10 de junho de 2009
A infância
Deficiências alimentares
sábado, 6 de junho de 2009
Rega - Como?
Rega - Poupar Agua
Um aspecto importante é não cortar totalmente o fundo das garrafas, já que ajuda a que a água evapore mais lentamente, quando a temperatura ambiente for muito elevada.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Sementeira - Passo a Passo.
A distância entre as plantas depende do tamanho que atingem em adultas, pelo que deve consultar as embalagens.
No fim retirar o fio e os paus.
Sementeira - Onde?
Outro aspecto importante é a altura do ano escolhida para a sementeira. Existem variantes de espécies preparadas para resistirem ao frio ou calor. Outras só estão disponíveis em determinadas alturas do ano. Outras podem ser semeadas durante todo o ano. Ao escolher cenouras, por exemplo, pode-se ter uma cultura anual, rotativa, plantando cenouras de Inverno, que são mais pequenas, mas mais grossas, no Inverno ou no Outono, e cenouras de Verão na Primavera ou Verão.
A escolha do local onde se vai semear, é de extrema importância, por várias razões: depleção dos nutrientes do solo, erradicação de doenças, exposição solar, drenagem, tipo de solo, etc.
Convém, igualmente, por cada família de planta, escolher 3 zonas delimitadas para cultivo, distanciadas umas das outras, e intercaladas por outros tipos de plantas. Cada uma destas zonas deverá ser semeada em alturas diferentes, separadas por intervalos de 4 a 6 semanas. Temos assim várias gerações de plantas que germinarão e darão fruto em alturas diferentes, prolongando o período de colheita.
A separação física das zonas de cultivo dificulta a propagação de doenças no caso de uma epidemia.
Sementeira - Quando?
Sementeira - O quê?
Esta é a minha "wish list" hortícola para o Verão:
1. pepinos
2. tomates tipo xuxa (para comer e fazer doce)
3. tomates tipo coração de boi
4. feijões
5. pimentos
6. abóbora menina (para comer e fazer doce)
7. couve vermelha (para salada)
8. beterraba roxa doce (para salada)
9. nabiças (sem tubérculo)
10. cenouras
11. melões
12. rúcula (para salada) (30-01-2012)
13. xuxa (26-02-2012)
14. abóbora branca (26-02-2012) (para cozinhar)
15. pimentos amarelos (26-02-2012)
16. tomates tipo roma (26-02-2012)
Esta é a minha "wish list" para o Inverno:
1. cenouras
2. nabiças
3. couve coração
4. couve portuguesa (tronchuda)
Esta é a minha "wish list" de ervas (semi-)perenes:
1. salsa
2. hortelã
3. manjericão
4. cidreira
5. coentros
Outros:
1. alecrim (26-02-2012)
2. camomila (26-02-2012)
3. hipericão do Gerês (26-02-2012)
Sementeira - Como?
1. Cortar o fundo de um garrafão de 5L, aproveitando a parte superior para cobrir as sementes ou plantas funcionando como uma mini-estufa. Para proteger das lesmas, circundar com uma fita de cobre.
Existem soluções profissionais em casas da especialidade como o Jardiland, Aki, etc. que são parecidas, mas que são extremamente dispendiosas. Pelo menos suficientemente onerosas, que me levem a pensar que mais vale adquirir as plantas já crescidas na feira para transplante do que adquirir estes produtos.
A experiência correu bastante bem, até porque o cartão decompõe-se - afinal é celulose - lentamente e permite à planta estender as raízes para além dos limites impostos pelo invólucro, facilitando a plantação já que não é necessário destruir o envasamento. O grande inconveniente deste método, é que a planta deve ser mudada ainda bastante jovem, podendo não sobreviver se a sementeira tiver início em Janeiro.
De qualquer modo, seja qual for o método, nunca, mas nunca esquecer de etiquetar a %&%$ dos vasos... A experiência levou-me a esta brilhante conclusão: passada uma semana já não sei o que semeei, pelo que tenho que esperar que as plantas cresçam no meio de ervas daninhas sem saber o que é o quê... Até que as folhas se começem a diferenciar e se tornem reconhecíveis... Misturar sementes então escusado será dizer que é um ´faut pas´... É um pesadelo que não quero repetir.. Iccc...
Cada planta tem um perfil de consumo diferente. Por exemplo, os kiwis adoram solos ácidos; os tomates adoram cálcio; as brássicas crescem em qualquer lado, até sobre pedras, ainda não experimentei cimento, mas aposto que sobre cimento também cresceriam... etc.