sábado, 28 de novembro de 2009

Pinco!


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Doce de Abóbora


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Doce de tomate














E por falar em doce, ficam aqui imagens de doce de tomate... uma delícia a acompanhar qualquer coisa, requeijão, tostas, torradas, o que for.

Verão a terminar III

Este ano a vida não corre muito bem para as abóboras e melões. A maioria morreu. Os sobreviventes, estão a crescer muito lentamente e a demorar muito para amadurecerem. As temperaturas estão muito baixas, a média deste ano ronda os vinte e dois graus.
Queríamos tanto este ano fazer doce de abóbora.... com requeijão... É pena que o requeijão não nasça no quintal...

Verão a terminar II

Salsa a secar para extracção das sementes. Além da salsa, estou a processar sementes de feijão e cenoura. Das restantes plantas ainda há sementes do ano passado.

Verão a terminar I




segunda-feira, 20 de julho de 2009

Verão


sábado, 18 de julho de 2009

Resultado: Salada

Espero que saiba tão bem como parece! Usei também a folha de beterraba na salada.

Ingredientes...






quinta-feira, 16 de julho de 2009

Oídio

Estas duas semanas têm sido complicadas com a segunda geração de pepinos. A situação parece estar agora controlada. O que aconteceu? De um momento para o outro, um dos pepineiros ficou contaminado. Como?
Em zonas agrícolas, principalmente em áreas extensas como o local onde o quintal está localizado, é difícil não estar exposto a este tipo de doenças. Basta uma única planta sujeita a más condições de crescimento, como mau arejamento, humidade, falta de luz, deficiente alimentação, entre outros, para o sistema imunológico enfraquecer o suficiente para que fungos, bactérias ou outros infectem a planta.
A partir do momento em que a doença - neste caso, o oídio - se aloja, o fungo multiplica-se rapidamente, liberta esporos e através da água, vento ou contacto directo, espalha-se por todo o lado.
As fotografias descrevem o registo da contaminação em apenas dois dias.
Como se pode observar, a evolução é extremamente rápida, e não agindo rapidamente, destrói as plantas e pode levar ao fim de toda a plantação.
A luta contra este tipo de praga é extremamente frustrante, mas se bem executada pode ser bastante recompensadora.
1. Eliminar imediatamente todas as folhas doentes. É muito importante ver a face das folhas que estão viradas para o chão. Este é o vector de infecção mais importante. Não estando exposto directamente ao sol, o fungo consegue viver durante mais tempo. Tempo suficiente para se replicar.

2. Usar um fungicida. Natural, temos o leite e chá de composto. O fungicida deve ser aplicado nas horas de menor calor. A quantidade de água usada na mistura deve ser reduzida, já que o fungo adora água.

3. Acompanhar diariamente a evolução do tratamento, e repetir os passos anteriores até não haver vestígios da doença.

Medidas de prevenção:

1. Manter a área bem arejada. O cultivo vertical ajuda. Os fungos tendem a estar mais perto do solo, sendo facilmente detectado por observação. Em geral as zonas mais baixas das plantas são primeiro infectadas.

2. Intercalação de culturas. Como na prevenção de incêndios florestais, zonas de "corta fogo", neste caso, "corta fungo", usando plantas de características diferentes, por exemplo, diferentes necessidades de água, mas, especialmente, não sensíveis aos mesmos tipos de doença.

3. Evitar acumulação de água junto às plantas. A água facilita e potencia o crescimento dos fungos. Evitar regar demasiado. Também ter cuidado em não regar de menos, porque a falta de água é tão má como o excesso. Não havendo água suficiente, a planta não consegue absorver os nutrientes que necessita, e o sistema imunológico fica enfraquecido.

Sexo?


Duas semanas de pimentos

Estes dois meses têm tido temperaturas baixas e pouco sol, e as plantas não crescem o que deviam nesta altura.

Fim de semana produtivo


terça-feira, 7 de julho de 2009

E ao jantar...

Sopa de nabiças e cenoura; Uma salada de tomate e pepino.. Tudo vindo do quintal... Fresco, e... "biológico"... "Biológico", no sentido comercial da palavra, querendo significar a ausência de adubos químicos, ou utilização de substâncias criadas artificialmente pelo homem, para tratamento das plantas ou controlo de pragas.

sábado, 4 de julho de 2009

Kiwi - resultado do transplante

O kiwi parece estar a responder bem à mudança. Mas o verdadeiro teste será quando as folhas que agora estão a crescer atingirem a maturidade, momento em que, irá puxar novos ramos. O diâmetro desses ramos e a velocidade de crescimento, servirão como indicadores das necessidades alimentares do kiwi.

Um kiwi saudável e em condições ambientais adequadas pode crescer 10 ou mais metros por ano.

Tal como referi anteriormente, ainda posso adicionar entre 8 e 10L de correctivo orgânico.

Os primeiros pimentos...


Nabiças III - Conclusão

A distribuição não uniforme das sementes já deixou de se notar como é evidente pela foto, apesar de já se terem feito duas colheitas.

Conclusão: em 15 dias consegue-se ter nabiças jovens e tenras, adequadas para: sopa, nabiças em alho e azeite, etc...

Abóbora


Sem palavras III








Tomates quase maduros

Os primeiros sinais de amadurecimento já são evidentes no tomate mais antigo. Daqui a pouco começará a colheita.

Registo - tomates coração de boi

semeada terceira geração de tomates.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Crescimento vertical

Evolução desde o dia 5 de Junho.

Pimenteiros em flor

Os pimenteiros começam finalmente a mostrar o seu potencial produtivo. Foram transplantados em Maio.

Piolho do melão

Embora o piolho do melão não seja destrutivo para a planta, é no entanto danoso para o crescimento das folhas onde reside. O piolho para tornar o seu lar confortável, segrega uma substância que provoca a contracção da folha ficando com o aspecto da imagem. O piolho alberga-se no interior do saco gerado pela deformação da folha. O estado da folha é irrecuperável. Embora a folha não seque, não cresce mais.
Em larga escala, isto é, se todas as folhas da planta forem atacadas, a planta não morre mas fica atrofiada.
O que se pode fazer? Cortar as folhas atacadas e destruir o piolho antes de dispôr da folha doente, para evitar que o piolho se transfira para folhas sadias. Se a contaminação for grande, pode-se usar o mesmo tipo de insecticida natural que já referi para tratar o piolho do feijão: àgua + sabão + álcool. E esperar que a planta recupere.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sem palavras II


Kiwi - transplante

O kiwi que sofria de carências alimentares foi transplantado. Como se pode observar pela fotografia, o processo de transplante, é uma grande agressão para o kiwi (no Verão, pelo menos). A planta reage com grande violência e tenta livrar-se das folhas doentes o mais depressa possível.

No entanto, passados 3 dias, este já é o estado actual da planta: todos os nós já apresentam rebentos novos.

A nova terra possui bastante matéria orgânica, embora possa não ser ainda suficiente para o fazer crescer e produzir fruto,

já que os kiwis adoram solos ácidos. Ainda assim adicionei 2L de correctivo orgânico (Agronat):

Este correctivo é excelente e extremamente barato. A massa orgânica é triturada, e é, como se pode ler na embalagem, totalmente inodoro. É muito melhor que os fertilizantes da mesma categoria que já comprei no Aki, Izi, Mestre Maco, Jardiland, etc; e custa menos de metade do preço dos fertilizantes comercializados por estabelecimentos especializados em jardins e decorações.
Vamos ver como o kiwi reage ao longo do ano. (Ainda posso adicionar até 10L de fertilizante.)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cenouras em flor?

Juro que nunca tinha visto. É das flores mais estranhas que já vi.

Nabiças III - Rega

As nabiças devem ser regadas com bastante frequência, de preferência todos os dias. Abuse da àgua para estas consumidoras compulsivas de àgua. No entanto deve-se ter os seguintes cuidados:

1. Dispersar a àgua contra as folhas das plantas. As nabiças adoram humidade.
2. Não projectar a àgua com pressão elevada contra as plantas. As nabiças são muito frágeis e tenras nesta fase. O ideal é usar um regador ou mangueira com chuveiro.

Poda de tomates

Os tomateiros já têm mais de 1 metro de altura. De forma a estimular o crescimento dos mesmos, é aconselhável fazer a sua poda regular. Em que consiste o corte de rebentos dos tomateiros? Em eliminar as novas ramificações que o tomateiro insiste em fazer aparecer. Quantas mais subdivisões o tomateiro tiver, menos fortes e mais finos serão os ramos e maior é a concentração da folhagem. Esta conformação dificulta a sua respiração e em caso de doença, como por exemplo o míldio, mais protegido fica o fungo tendo mais facilidade em se propagar por contacto entre as folhas.
Orientar o tomateiro para um crescimento edíficado faz com que os frutos cresçam próximo a troncos centrais fortes providenciando uma melhor alimentação da planta, sustentabilidade e ventilação do fruto.

Sem palavras...



Ameixas!

Duas variedades na mesma àrvore.


Nabiças II - Resultados


As nabiças semeadas pelo método do agricultor. A assimetria evidenciada inicialmente (ver post anterior relativamente às nabiças) desapareceu quase totalmente. Na próxima semana a àrea reservada às nabiças já vai estar completamente preenchida e homogénea.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Segunda colheita de 2009: Feijão



Feijão... Verde. Anão e de estaca, 3 variedades. É uma excelente combinação. enquanto o de estaca sobe rapidamente pelos apoios, o feijão rasteiro floresce muito mais rapidamente. Proporciona igualmente um melhor aproveitamento do espaço de cultivo, já que ocupa uniformemente a superfície do solo e o espaço aéreo em volta das canas de suporte.
Sopa de feijão verde. Feijão verde cortado em tiras longitudinais finas, embebidos em azeite e alho... A acompanhar um assado...

Registo

Couve roxa nasceu em 5 dias.
Segunda geração de nabiças já tem uma semana, germinou em 3 dias.

domingo, 14 de junho de 2009

Registo - couve roxa

Semeada segunda geração de couve roxa.

A prova da primavera

Andorinhas!

A salsa é o centro comercial dos insectos















Uma família de escaravelhos às compras... :)