quinta-feira, 16 de abril de 2015

Plantações de 2015

 Os tomates coração-de-boi estão plantados. Espero que peguem bem, porque eram fortes e vinham já bem crescidos. Plantei-os ao fim da tarde para os proteger do calor excessivo da tarde.
Ficaram bem regados, e felizes, espero... nos dias seguintes foram arrebitando e parece-me que  todos sobreviveram ao impacto do transplante.
Falta-me comprar e plantar meia dúzia de pés de tomate chucha (xuxa? xucha? shusha?????), e devo fazê-lo em breve. Gosto dos coração-de-boi em saladas, mas para compota, o chucha é muito melhor, mais doce e menos fibroso.
Lembro-me que, no primeiro ano, plantamos tudo (tomates, abóboras, pimenteiros, ...) no dia 25 e Abril. Nunca gosto de deixar passar a data sem plantar tudo, quase compulsivamente. Se ficar tudo preparado neste primeiro mês de primavera há muito mais tempo de produção... já tivemos anos com produção de tomates até Outubro!

A rúcula também está a crescer bem. Já transplantei diversos pés para rodear os tomates, como quem já prepara a salada de antemão, mas tenho de ter cuidado, para não transformar o canteiro numa selva!
Confesso, este quintal, que sendo do Artur, o Artur abandonou, e me ficou assim entregue, é tratado sem grande critério, mais por intuição do que por conhecimento. É uma conversa, entre mim, a terra, e as plantas, e vai resultando... e o Artur, agora entretido noutras "sementeiras", vem cá quase só visitar-nos, e comer os frutos colhidos!

Sem comentários:

Enviar um comentário