segunda-feira, 25 de abril de 2011

Outros quintais....



domingo, 3 de abril de 2011

domingo, 14 de novembro de 2010

Cucoooo...















domingo, 6 de junho de 2010

Primeiros frutos














































sábado, 29 de maio de 2010

Pela primeira vez (!) tivemos flores de kiwi...




































O A. farta-se de trabalhar na horta, foi ele que istalou o sistema de drenagem (que até funciona, hehe) e cava o que há para cavar...








Este ano deverá haver fartura de tomates, pepinos, pimentos, abóbora, nabiças, feijões, salsa, coentros, cidreira, hortelã, há morangos e (algumas) ameixas (que escaparam à ventania), rosas e muitos jarros, e umas flores bonitinhas que abrem com sol e fecham na sombra (que custaram 1.25€ o pé e cujo nome me escapa) e, se correr bem, gerberas, que semeei e, recentemente, transplantei pelo jardim...

domingo, 2 de maio de 2010

Sementeira 2010

A terra do quintal sem o corrector orgânico é muito pouco eficiente para a germinação das sementes. 90% de corrector e 10% de terra, parece ser a combinação que deu melhores resultados.















Este ano experimentei uma forma diferente de envasamento. Para tentar aumentar a área útil de incubação, cortei os garrafões a meio. Transversalmente.

sábado, 28 de novembro de 2009

Pinco!


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Doce de Abóbora


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Doce de tomate














E por falar em doce, ficam aqui imagens de doce de tomate... uma delícia a acompanhar qualquer coisa, requeijão, tostas, torradas, o que for.

Verão a terminar III

Este ano a vida não corre muito bem para as abóboras e melões. A maioria morreu. Os sobreviventes, estão a crescer muito lentamente e a demorar muito para amadurecerem. As temperaturas estão muito baixas, a média deste ano ronda os vinte e dois graus.
Queríamos tanto este ano fazer doce de abóbora.... com requeijão... É pena que o requeijão não nasça no quintal...

Verão a terminar II

Salsa a secar para extracção das sementes. Além da salsa, estou a processar sementes de feijão e cenoura. Das restantes plantas ainda há sementes do ano passado.

Verão a terminar I




segunda-feira, 20 de julho de 2009

Verão


sábado, 18 de julho de 2009

Resultado: Salada

Espero que saiba tão bem como parece! Usei também a folha de beterraba na salada.

Ingredientes...






quinta-feira, 16 de julho de 2009

Oídio

Estas duas semanas têm sido complicadas com a segunda geração de pepinos. A situação parece estar agora controlada. O que aconteceu? De um momento para o outro, um dos pepineiros ficou contaminado. Como?
Em zonas agrícolas, principalmente em áreas extensas como o local onde o quintal está localizado, é difícil não estar exposto a este tipo de doenças. Basta uma única planta sujeita a más condições de crescimento, como mau arejamento, humidade, falta de luz, deficiente alimentação, entre outros, para o sistema imunológico enfraquecer o suficiente para que fungos, bactérias ou outros infectem a planta.
A partir do momento em que a doença - neste caso, o oídio - se aloja, o fungo multiplica-se rapidamente, liberta esporos e através da água, vento ou contacto directo, espalha-se por todo o lado.
As fotografias descrevem o registo da contaminação em apenas dois dias.
Como se pode observar, a evolução é extremamente rápida, e não agindo rapidamente, destrói as plantas e pode levar ao fim de toda a plantação.
A luta contra este tipo de praga é extremamente frustrante, mas se bem executada pode ser bastante recompensadora.
1. Eliminar imediatamente todas as folhas doentes. É muito importante ver a face das folhas que estão viradas para o chão. Este é o vector de infecção mais importante. Não estando exposto directamente ao sol, o fungo consegue viver durante mais tempo. Tempo suficiente para se replicar.

2. Usar um fungicida. Natural, temos o leite e chá de composto. O fungicida deve ser aplicado nas horas de menor calor. A quantidade de água usada na mistura deve ser reduzida, já que o fungo adora água.

3. Acompanhar diariamente a evolução do tratamento, e repetir os passos anteriores até não haver vestígios da doença.

Medidas de prevenção:

1. Manter a área bem arejada. O cultivo vertical ajuda. Os fungos tendem a estar mais perto do solo, sendo facilmente detectado por observação. Em geral as zonas mais baixas das plantas são primeiro infectadas.

2. Intercalação de culturas. Como na prevenção de incêndios florestais, zonas de "corta fogo", neste caso, "corta fungo", usando plantas de características diferentes, por exemplo, diferentes necessidades de água, mas, especialmente, não sensíveis aos mesmos tipos de doença.

3. Evitar acumulação de água junto às plantas. A água facilita e potencia o crescimento dos fungos. Evitar regar demasiado. Também ter cuidado em não regar de menos, porque a falta de água é tão má como o excesso. Não havendo água suficiente, a planta não consegue absorver os nutrientes que necessita, e o sistema imunológico fica enfraquecido.

Sexo?


Duas semanas de pimentos

Estes dois meses têm tido temperaturas baixas e pouco sol, e as plantas não crescem o que deviam nesta altura.

Fim de semana produtivo


terça-feira, 7 de julho de 2009

E ao jantar...

Sopa de nabiças e cenoura; Uma salada de tomate e pepino.. Tudo vindo do quintal... Fresco, e... "biológico"... "Biológico", no sentido comercial da palavra, querendo significar a ausência de adubos químicos, ou utilização de substâncias criadas artificialmente pelo homem, para tratamento das plantas ou controlo de pragas.