sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sementeira - Quando?

Por volta de Abril as plantas já deverão estar fortes para poderem ser transplantadas. Considerando o tempo que levam a crescer em condições mais rudes - cerca de 2 meses, até atingirem 10cm - deve-se semear entre Janeiro e Fevereiro, o mais tardar.

Sementeira - O quê?

Tendo apenas 40 m2, põe-se a questão: como minimizar o uso do espaço, maximizando a produção e o número de plantas?
Esta é a minha "wish list" hortícola para o Verão:

1. pepinos
2. tomates tipo xuxa (para comer e fazer doce)
3. tomates tipo coração de boi
4. feijões
5. pimentos
6. abóbora menina (para comer e fazer doce)
7. couve vermelha (para salada)
8. beterraba roxa doce (para salada)
9. nabiças (sem tubérculo)
10. cenouras
11. melões
12. rúcula (para salada) (30-01-2012)
13. xuxa (26-02-2012)
14. abóbora branca  (26-02-2012)  (para cozinhar)
15. pimentos amarelos (26-02-2012)
16. tomates tipo roma (26-02-2012)

Esta é a minha "wish list" para o Inverno:

1. cenouras
2. nabiças
3. couve coração
4. couve portuguesa (tronchuda)
5. couve galega
6. nabos

Esta é a minha "wish list" de ervas (semi-)perenes:

1. salsa
2. hortelã
3. manjericão
4. cidreira
5. coentros

Outros:

1. alecrim (26-02-2012)
2. camomila (26-02-2012)
3. hipericão do Gerês (26-02-2012)

A experimentar:
1. Cebolas
2. Batatas
3. Milho?
4. Grão de bico
5. Soja

Sementeira - Como?

Três técnicas sobressaem das últimas experiências:

1. Cortar o fundo de um garrafão de 5L, aproveitando a parte superior para cobrir as sementes ou plantas funcionando como uma mini-estufa. Para proteger das lesmas, circundar com uma fita de cobre.
2. Cortar um garrafão de 5L a meio, usar a parte inferior para envasar as sementes. Recolher as plantas, principalmente à noite para evitar ataques de gastrópodes.

3. Sementeira em embalagem de ovos, de papel. Experimentei o ano passado a (re-)utlização de embalagens de ovos de cartão, das que se adquirem nos supermercados, para poder ter contentores individuais, que facilitassem posteriormente o processo de transplantação.
Existem soluções profissionais em casas da especialidade como o Jardiland, Aki, etc. que são parecidas, mas que são extremamente dispendiosas. Pelo menos suficientemente onerosas, que me levem a pensar que mais vale adquirir as plantas já crescidas na feira para transplante do que adquirir estes produtos.

A experiência correu bastante bem, até porque o cartão decompõe-se - afinal é celulose - lentamente e permite à planta estender as raízes para além dos limites impostos pelo invólucro, facilitando a plantação já que não é necessário destruir o envasamento. O grande inconveniente deste método, é que a planta deve ser mudada ainda bastante jovem, podendo não sobreviver se a sementeira tiver início em Janeiro.



Muito importante:

De qualquer modo, seja qual for o método, nunca, mas nunca esquecer de etiquetar a %&%$ dos vasos... A experiência levou-me a esta brilhante conclusão: passada uma semana já não sei o que semeei, pelo que tenho que esperar que as plantas cresçam no meio de ervas daninhas sem saber o que é o quê... Até que as folhas se começem a diferenciar e se tornem reconhecíveis... Misturar sementes então escusado será dizer que é um ´faut pas´... É um pesadelo que não quero repetir.. Iccc...

Deve-se ser generoso na terra, que deverá ser rica em minerais e composto orgânico. Um bom equilíbrio é importante para o crescimento das plantas. Nunca usar terra comercial vendida em sacos, directamente, como base alimentar. Em geral, não tem todos os nutrientes necessários. Deve-se consultar a inscrição/rótulo, no que se refere à composição em sódio, potássio, cálcio e magnésio, percentagem de matéria orgânica, etc.

Cada planta tem um perfil de consumo diferente. Por exemplo, os kiwis adoram solos ácidos; os tomates adoram cálcio; as brássicas crescem em qualquer lado, até sobre pedras, ainda não experimentei cimento, mas aposto que sobre cimento também cresceriam... etc.

Junho 2009






2008 em imagens...










Primeiro post: o quintal

Outubro de 2007...


Hoje 40m2. Amanhã o mundo...


















Hoje...