sexta-feira, 5 de junho de 2009
Sementeira - Quando?
Sementeira - O quê?
Esta é a minha "wish list" hortícola para o Verão:
1. pepinos
2. tomates tipo xuxa (para comer e fazer doce)
3. tomates tipo coração de boi
4. feijões
5. pimentos
6. abóbora menina (para comer e fazer doce)
7. couve vermelha (para salada)
8. beterraba roxa doce (para salada)
9. nabiças (sem tubérculo)
10. cenouras
11. melões
12. rúcula (para salada) (30-01-2012)
13. xuxa (26-02-2012)
14. abóbora branca (26-02-2012) (para cozinhar)
15. pimentos amarelos (26-02-2012)
16. tomates tipo roma (26-02-2012)
Esta é a minha "wish list" para o Inverno:
1. cenouras
2. nabiças
3. couve coração
4. couve portuguesa (tronchuda)
Esta é a minha "wish list" de ervas (semi-)perenes:
1. salsa
2. hortelã
3. manjericão
4. cidreira
5. coentros
Outros:
1. alecrim (26-02-2012)
2. camomila (26-02-2012)
3. hipericão do Gerês (26-02-2012)
Sementeira - Como?
1. Cortar o fundo de um garrafão de 5L, aproveitando a parte superior para cobrir as sementes ou plantas funcionando como uma mini-estufa. Para proteger das lesmas, circundar com uma fita de cobre.
Existem soluções profissionais em casas da especialidade como o Jardiland, Aki, etc. que são parecidas, mas que são extremamente dispendiosas. Pelo menos suficientemente onerosas, que me levem a pensar que mais vale adquirir as plantas já crescidas na feira para transplante do que adquirir estes produtos.
A experiência correu bastante bem, até porque o cartão decompõe-se - afinal é celulose - lentamente e permite à planta estender as raízes para além dos limites impostos pelo invólucro, facilitando a plantação já que não é necessário destruir o envasamento. O grande inconveniente deste método, é que a planta deve ser mudada ainda bastante jovem, podendo não sobreviver se a sementeira tiver início em Janeiro.
De qualquer modo, seja qual for o método, nunca, mas nunca esquecer de etiquetar a %&%$ dos vasos... A experiência levou-me a esta brilhante conclusão: passada uma semana já não sei o que semeei, pelo que tenho que esperar que as plantas cresçam no meio de ervas daninhas sem saber o que é o quê... Até que as folhas se começem a diferenciar e se tornem reconhecíveis... Misturar sementes então escusado será dizer que é um ´faut pas´... É um pesadelo que não quero repetir.. Iccc...
Cada planta tem um perfil de consumo diferente. Por exemplo, os kiwis adoram solos ácidos; os tomates adoram cálcio; as brássicas crescem em qualquer lado, até sobre pedras, ainda não experimentei cimento, mas aposto que sobre cimento também cresceriam... etc.